Uma Reflexão sobre Empoderamento.

feministas  Empoderar seria dar poder a quem , em condições normais não tem poder algum, não tem voz ou tem pouca representatividade na sociedade. Eu tenho ouvido esse termo não só nas aulas da faculdade, mas também da boca de ativistas que defendem direitos das minorias, que como eu havia dito antes, não tem o tal poder.

O empoderamento pode ser perigoso se for levado ao pé da letra, é o que se chama de “poder da vítima”, quando o oprimido se torna o opressor e passa a perseguir pessoas inocentes, usando seu sofrimento como justificativa para praticar atrocidades ou o desrespeito ao próximo, mais ou menos como esses grupos terroristas de hoje, que eram as vítimas do passado. Mas o empoderamento pode ser positivo se for encarado como uma forma de se conquistar direitos, antes negados às minorias. O mais curioso nisso tudo é que é algo e extremamente pessoal, vindo de dentro pra fora, o processo de empoderamento começa dentro de cada um, visto que, não é necessário pertencer a nenhuma militância, ou se tornar um ativista social para se sentir empoderado, basta reconhecermos o nosso valor como seres humanos, aprendermos a dizer não, pensar por nós mesmos, lutar pelos nossos direitos e aos poucos conquistando o nosso espaço na sociedade. O povo brasileiro está tentando se empoderar através das recentes manifestações contra o governo inescrupulosos que domina esse país, tentando ainda sem sucesso, tirar do poder a nossa digníssima presidenta, que de certa forma foi tolerante com os esquemas milhonários de fraude, corrupção ativa e passiva. Vou confessar que tenho um asco muito grande desses políticos corruptos que foram pegos nessa operação lava jato!

O empoderamento nos dá força para quebrar paradigmas, tabus sociais, padrões cruéis de beleza ou de estilo de vida, nos libertamos da escravidão de seguir esses padrões e de ser vítima de um sistema arcaico e preconceituoso, aprendemos a dizer não a tudo que nos incomoda e nos aprisiona, deixamos finalmente de fazer a vontade do outro para fazer a nossa. O movimento feminista empoderou as mulheres e nos empodera até hoje, os sindicatos tentam empoderar trabalhadores mal remunerados e frustrados, mas o maior empoderamento acontece quando passamos a reconhecer o nosso valor como ser humano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s